23 maio 2008

Google investe em carro elétrico


A Google através da sua fundação Google.org doou 200 mil dólares para a fundação CalCars.org, um grupo que investe no desenvolvimento de carros elétricos híbridos recarregáveis na tomada.



Os carros híbridos “plugáveis” na tomada são veículos que podem ter suas baterias recarregadas a partir de um simples interruptor elétrico caseiro. Devido aos conhecidos interesses petrolíferos a indústria automoblística desenvolve vagarosamente essa tecnologia. As empresas PG&E e a GM planejam colocar esse tipo de automóvel no mercado daqui dois anos, a japonesa Toyota já lançou o seu modelo, o Prius.


Felix Kramer, o senhor da foto ao lado e fundador da CalCars, é a pessoa que já dirige um carro elétrico pelas ruas de Palo Alto, na Califórnia. Segundo ele a doação feita pela Google veio sete meses após o jornal New York Times ter revelado a intenção da gigante de Moutain View em investir nessa experiência.


Contudo, isso tudo é uma especulação e nenhuma fonte fornece material concreto para garantir que a Google estaria diversificando seu negócio para dentro da indústria automobilística, existem provas concretas apenas de que a empresa de Moutain View estaria entrando no mercado de hardware para telefones móveis.


Fontes iternas da Google garantem que a empresa não pretende entrar como player nesse mercado mas apóia completamente a iniciativa de Kramer, os fundadores da Google Larry Page e Sergey Brin recentemente adquiriram um Toyata Prius, um modelo de automóvel híbrido.
Quem quiser acompanhar as novidades do setor pode acompanhar o arquivo de noticias da CalCars, ou o blog de Kramer.


Diego Cox é Editor do Blog Reflexões Digitais e Analista de Produtos da Globo.com